"I Semana com Todas as Letras" eleva nível de debates sobre a formação de professores


O debate focalizado na inserção de novas tecnologias para as graduações em Letras, com ênfase na formação docente para a educação básica e superior, durante toda esta semana foi realizado na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho, a “I Semana com Todas as Letras”. Os cursos de Espanhol, Inglês, Libras e Português asseguraram a realização do evento que, nesta edição, a primeira, trouxe a temática “Ler, Ensinar e Refletir: da formação docente para o fortalecimento dos vínculos entre universidade e o Ensino Básico”.

A comunidade acadêmica, público alvo da realização, fez valer a importância do acontecimento comparecendo em números expressivos. Em função da atualidade temática, de acordo com opinião dos próprios participantes, o evento também chamou a atenção também da comunidade aberta. Segundo informações de organizadores, profissionais e estudantes de outras áreas estiveram presentes e elevaram os níveis dos debates oferecidos.


INTERCÂMBIO E INTEGRAÇÃO

Entrevistada pela Revista CorrenTza, Helioene Ribeiro dos Santos, uma das coordenadoras da “Semana”, falou sobre a importância do evento para o público discente. Segundo ela, a troca de informações entre os cursos, o intercâmbio cultural e até mesmo os debates e aprofundamentos nas temáticas oferecidas é o que de melhor aconteceu na “Semana”. “Acredito que o compartilhamento das informações e integração entre os cursos de Letras Inglês, Espanhol, Libras e Português foi o que tivemos de melhor”, justifica Helioene dos Santos.


CURRÍCULO E EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

A professora Rosângela Hilário, doutora, também falou sobre a importância da “Semana de Letras”, com a participação de todos os quatro cursos da Universidade Federal de Rondônia, destacando o momento crítico por que passa o País. Segundo ela, dentre os pontos mais relevantes e de significância crítica para a formação de professores está o currículo escolar. A professora lembra que o obscurantismo e a impossibilidade de sustentação de um discurso positivo para a questão docente, de consolidação, tem sido fator de grande carga de contradição. “Eu penso que a grande questão da temática formação de professores ainda é o currículo. Temos um currículo poluído, que guarda uma grandeza imensa de disciplinas e de conteúdos e não aprofunda conteúdos básicos que são essenciais para o exercício da docência”, explica a doutora.


PRESENÇA DE PAULO FREIRE


Para o professor Agripino José Freire, da Universidade Federal de Rondônia, este é um momento ímpar que traz, pela primeira vez, a junção de todos os cursos de Letras da instituição e a possibilidade de maior intercâmbio de conhecimento. Em sua palestra, com abordagem sobre os caminhos percorridos pelo “grande educador Paulo Freire”, eles faz ressalvas ao caráter representativo dessa imagem para a própria área da Educação. “É sempre bom lembrar que Paulo Freire é figura essencial na formação sócio-política do professor. Em qualquer momento, em qualquer situação, qualquer tempo, Paulo Freire não é somente uma personagem do século passado. Ele é uma personagem atemporal”, explica o professor Agripino José.


A POÉTICA DO ESPAÇO


Após agradecer pelo convite de participação na "I Semana com Todas as Letras", da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o professor José Eduardo Martins, doutor, fez ressalvas à importância do evento para a comunidade acadêmica e destacou sobre sua torcida para que "eventos com essa grandeza possam acontecer cada vez mais e com maior frequência". De acordo com José Eduardo, que proferiu palestra sobre "A Poética do Espaço", leitura extraída de sua dissertação de Mestrado, produzida há alguns anos, o motivo acadêmico precisa ganhar os corredores das universidades. "O evento foi fantástico. Um acontecimento com essa dimensão, desse porte, com esse poder de envolvimento é significativo. Os percalços são naturais e só precisamos corrigi-los para que as edições posteriores aconteçam melhores", explica.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE

(69) 99967-0085

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sábado, das 08h30 às 19h.

AO LEITOR!

Nossa informação é produzida com responsabilidade e objetiva a credibilidade de nosso leitor.

PROJETO CORRENTZA

A dinâmica de produção de conteúdos da Revista Correntza é pautada na performance de intervenções artísticas e culturais. 

LINHA EDITORIAL

O projeto gráfico da Revista Correntza foi desenvolvido abraçando as novas tendências discursivas e linguagens para canais de mídias eletrônicas.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

©  2018  Ondas Nucleicas  |  Criado por  Analton Alves