Conhecer a identidade amazônida ainda é desafio que se impõe aos seus habitantes
A TRAJETÓRIA E O PERCURSO
Poeira no verão e atoleiro no inverno
Inaugurada durante o regime militar, no ano de 1976, a Br-319 compreende 885 km interligando o Estado de Rondônia ao Amazonas. Saindo da capital Porto Velho, são aproximadas 19h no percurso até a chegada à capital do Amazonas, Manaus. Ao longo da rodovia, as principais localidades e cidades: Humaitá, Realidade, Igarapé Caetano, Vila Igapó-Açu e Careiro Castanho.

Distrito de Realidade é um contrassenso às propostas de desenvolvimento
O distrito de Realidade, no meio da selva amazônica, é o maior contrassenso, um disparate que ofusca qualquer significação sistêmica da vida social. O isolamento e abandono são os únicos conceitos que têm verossimilhança com a história de quem vive naquele lugar, situado na altura do km 549 da Br-319, única estrada que faz ligação entre o Estado do Amazonas e Rondônia.
Lugarejo surge com a estrada
A vila Tupanã Igapó-Açu é um assentamento criado às margens da Br-319 e serve como ponto de apoio para os viajantes. Em 2005, o governo federal anunciou a recuperação da BR-319. As obras começaram em 21 de novembro de 2008, com duas frentes de trabalho partindo dos extremos da rodovia. Assim, surgiram essas comunidades, condenadas ao abandono.
Vila matropolitana de Manaus
O município está situado na região metropolitana de Manaus e conta com população aproximada de 37 mil habitantes, de acordo com IBGE de 2016.
BR-319: o crime premeditado do estado
Famílias que foram parar no meio do nada
Construída na década de 70, como parte do projeto do governo militar que pregava o discurso da integração nacional, a Br-319 alimentou o sonho de muitas famílias que, esperançosas, foram parar no meio do nada. Não durou uma década para que o projeto fosse abandonado e as famílias jogadas à míngua. A luta de hoje é por um restabelecimento da ordem pública.
Os possíveis danos ambientais que a construção da Br-319 poderiam provocar à Amazônia, na época, foram ofuscados pelas promessas de progresso e desenvolvimento do País através da interligação da região Norte às demais do território nacional. Mesmo assim, os primeiros problemas surgiram logo. Desmatamento, com a extração ilegal de madeira, e outros desajustes também se somaram.
De rodovia do futuro à estrada da destruição
A destruição da camada asfáltica da Br-319, segundo opinião dos próprios especialistas que atualmente atuam no local, pode ter sido executada sob encomenda. Há relatos de moradores das comunidades que vivem à margem da rodovia que dão conta que homens contratados explodiram trechos da estrada e também as pontes. O caso nunca foi levado à investigação por parte das autoridades.
O asfalto que não vingou na floresta
Mais publicações nacionais sobre a rodovia
AMBIENTESDEGASTRONOMIA
RESTAURANTES E LUGARES

Feijoada baiana
Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus.

Macarronada
Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus.

Salmão
Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus.

Estrogonofre
Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus.